sexta-feira, 19 de maio de 2017

A dúvida angustiante de um aluno e as respostas dos professores

O texto de hoje é um pouco comprido, pelo que desde já pedimos desculpa pela sua extensão. Contudo, não o quisemos dividir em várias publicações para que todos tivessem acesso às 4 respostas motivadas pela pergunta de um aluno curioso do 12º ano, o Luís Fernando. Desafiei há uns tempos o Luís a escrever sobre o seu interesse perante a disciplina de Filosofia e, no fim do seu texto, o Luís lançou-me uma pergunta. Reuni de imediato reforços para responder a uma questão tão importante, por isso, participam neste artigo os Professores Pedro Casaleiro e Susana Pais (residências habituais do blog) e ainda a Professora Vanessa Silva. O resultado foi este:

O que me motiva em Filosofia? - pelo aluno Luís Fernando


O “caminho” da Filosofia tem-me iluminado desde o contacto com a disciplina, desde aquilo que se dá na mesma, as perguntas que ela evoca e aquilo que ela abrange na sua totalidade. Por exemplo, uma das perguntas que mais mexe comigo é a questão de saber porque é que a nossa vida é tão rotineira. Porque é que tenho que apanhar o autocarro sempre a mesma hora? Que ter um horário específico para a escola fazendo o mesmo todas as semanas? Ter que jantar à mesma hora todos os dias? Outra das perguntas que me assola é saber se o ser humano viveria bem sem extremos. O ser humano passa a vida a exagerar, na política, nos desportos ou nos hábitos alimentares, seja qual for o assunto. A sociedade nunca tenta arranjar um meio-termo, acabando por desrespeitar uns aos outros. E por falar em sociedade, porque é que as pessoas se acham superiores quando refutam um argumento? Confesso que esta questão é a que me intriga mais. Não entendo porque é que quando uma pessoa refuta o argumento de outra, se acha superior. Isto acontece bastantes vezes e acho inconcebível, porque o objetivo da argumentação não é ver quem é melhor do que o outro, mas sim o progresso da sociedade.
É difícil explicar o que sinto quando entro em contacto com a Filosofia, pois acho que não existe um sentimento, mas uma espécie de estado de espírito em que tudo desaparece e o mundo torna-se numa utopia. Quando filosofamos, “tudo desaparece”, pois a Filosofia transporta-nos para um mundo diferente, em que não existem preconceitos, injustiça, ignorância, extremos... Um mundo que nos leva à procura de respostas para qualquer problema
As razões que me fazem seguir Filosofia, são: o facto de me querer completar enquanto ser humano, seguindo os meus valores e lutar por aquilo que amo de verdade. Por outro lado, quero lutar contra a ignorância, instruir-me e lutar contra uma sociedade que desvaloriza as humanidades. As humanidades têm perdido identidade ao longo dos anos, e desprezar uma área como esta é completamente inadmissível. As humanidades levam-nos a ver o mundo de outra maneira, pois apesar de muitas pessoas dizerem que esta área não serve para nada, sem a mesma o mundo seria bastante diferente, por exemplo, não foi preciso um microscópio ou uma calculadora para abolir a escravatura e tal foi um grande progresso na sociedade. Não querendo dizer com isto que desprezo a área das ciências, pois acho tão importante como as humanidades para o progresso da sociedade, apenas acho que tem que haver um meio termo para ambas.
Quando digo que quero seguir Filosofia, a reação da maioria das pessoas é, “Meus Deus… Filosofia… que seca…”, ou então a reação dos meus pais, que é a que gosto mais, “O que é que isso te dá para o Futuro!”. O meu objetivo em seguir esta área é completar-me enquanto ser humano e seguir os meus valores, seguir aquilo que gosto, mas muitas pessoas, como o caso dos meus pais, não entendem o meu lado espiritualista. Seguir um curso como o de Filosofia é um desafio, um desafio que quero completar na minha vida, de acordo com os meus valores, pois prefiro viver a fazer aquilo que amo do que viver a fazer algo que a sociedade me impõe.
Termino com uma questão: Será o ensino, uma boa área a seguir da filosofia?


Resposta da Prof.Inês de Castro

Enveredar por uma área como o ensino significa ter coragem e determinação para perseguir os valores em que se acredita. Ser professor é ser capaz de transmitir conhecimentos e, sobretudo, de despoletar no aluno o desejo de aprender. Para isto, é imprescindível que o elemento “amor” esteja presente. Um professor que não ame a sua profissão nunca deveria ter seguido este caminho, podendo ter optado por vias mais narcísicas como a investigação, onde poderá despender o seu tempo consigo próprio. É claro que no mundo da investigação e da escrita também nos cruzamos com os outros, com outros autores, com livros que nos apelam, que nos tocam, que nos intrigam, com palavras que nos dão que pensar. Mas ser professor é fazer isso e poder ao mesmo tempo levar as leituras e investigações para um espaço de partilha. É poder estar em constante atualização e oferecer aos alunos a possibilidade de se espantarem.
Ser professor é ser mestre, isto é, é ser capaz de perante não uma mas várias turmas de dezenas de jovens, instigar a sua criatividade, a sua capacidade de reflexão, o seu espírito crítico e, sobretudo, o amor por aprender sempre mais. Seguir a vida do ensino é ter uma liberdade incondicional no que diz respeito à possibilidade de moldar crianças e jovens, formando-os, ou seja, significa uma responsabilidade colossal que deverá ser pensada e ponderada de forma séria. O mestre é aquele que está presente, que ajuda o seu discípulo a trilhar o seu caminho mas que, ao mesmo tempo, oferecendo-lhe as ferramentas, não lhe dá as respostas. É preciso ensinar a pensar. Aqui entra a Filosofia. Ninguém melhor do que Ela para saber ensinar a amar o conhecimento, a sabedoria. Ser Professor de Filosofia simboliza ser semeador de espíritos curiosos, atentos que questionam, indagam e investigam. Um professor de filosofia é aquele professor sempre ativo, dinâmico, que problematiza tudo o que o rodeia e dá que pensar, isto é, a própria vida. Afinal, não viveremos certamente para habitar um mundo de olhos tapados, sem ir à raiz dos verdadeiros problemas que atormentam a humanidade.
Hodiernamente, seguir Filosofia - e a via de ensino - significa não ter receio de estatísticas, significa ir contra pré-conceitos e, principalmente, significa ser fiel à própria vida. Vivemos para nos espantarmos com a nossa existência. A filosofia pode não nos dar respostas absolutas, mas, melhor ainda, dá-nos ferramentas para podermos ser humanos. Ao contrário das máquinas ou do mundo vegetal, nós homens podemos admirar-nos, perguntar, problematizar, argumentar, defender, acusar, deliberar, decidir. Ser professor de Filosofia é ser um instigador de seres humanos e não de jovens acríticos que percorrem um ensino apenas por cumprirem o seu dever e obrigatoriedade escolar. Que não nos deixemos levar pelas massas, assim nos ensinava Platão. Portanto, aclamemos a sabedoria e sigamos o seu caminho, esperançando um futuro melhor, pois, se desempenharmos bem o nosso papel de fomentadores do amor à sabedoria, faremos com que várias dezenas de jovens que passaram por nós fiquem marcados por essa curiosidade e, inevitavelmente, seja qual for o rumo por que cada um deles opte, irão ser adultos mais conscientes, mais éticos, mais sensíveis e, mais humanos! Um professor de filosofia tem a oportunidade de tornar os homens mais humanos. Um professor de filosofia só poderá ser feliz na sua condição de homem angustiado pelas perguntas que o atormentam, porque no fim de contas, ele é dos poucos homens que não vive a vida a dormir. Está desperto, está consciente, está atento, está a questionar-se constantemente e a procurar respostas para as perguntas que a cada segundo se multiplicam. Ser filósofo é ser um ser insone. Ser professor de filosofia é ser difusor de um espírito atento, crítico, ponderado, fundamentado, verdadeiramente humano.
Por último, e elencando as possibilidades práticas, não queria deixar de enumerar as várias vias que, seguindo o ensino, um estudante de filosofia, pode optar, são elas: professor no ensino secundário público, professor no ensino secundário de escolas privadas, professor de AEC’s (Atividades Extracurriculares), formador em áreas da Filosofia Prática, como a Filosofia para Crianças, formador em áreas que o Centro de Emprego disponibiliza, explicador particular ou explicador integrado em centros de explicações. Um bom professor de filosofia sabe reinventar-se e, por isso, o desemprego nunca será uma opção, afinal, ser filósofo faz parte de si mesmo, não se trata de vestir a bata e sê-lo apenas num laboratório. É um estilo de vida que não nos abandona e que nos compromete em cada ação, pensamento e discurso. Ser filósofo e/ou professor de filosofia é sermos nós próprios, cada vez mais nós próprios.


Resposta da Prof.Susana Pais
A resposta pessoal a esta pergunta é a própria filosofia. A filosofia ensinou-me o que é ter paixão por aquilo que se faz. Toda a minha vida cresci na ambição de saber mais e de aguçar a minha curiosidade pelo conhecimento. A filosofia foi o culminar desses objetivos. Na filosofia encontrei a partilha das minhas metas e a determinação necessária para a vida.
Não é fácil estarmos a enveredar por uma área que sabemos que a curto prazo possivelmente não nos dará emprego garantido. Muitas vezes a frustração far-se-á notar, sobretudo no fim, quando acabamos e pensamos, e agora? Ainda para mais, com muitos ingénuos a insistirem: “tantos anos a estudar, para agora não teres emprego!” Mas pensemos: temos o conhecimento. E essa é a arma dos poderosos. Com ele podemos mudar o mundo a qualquer altura, seja a leccionar, a dar explicações, formações, etc. Essa mudança é ainda mais visível na educação, com a transmissão do nosso conhecimento às gerações vindouras. Um professor tem o poder de munir o aluno, inspirando-o e dando-lhe instrumentos para um dia também ele fazer a diferença. Um professor é um elemento ativo de uma cadeia inspiradora, que dá um pouco de si a cada ser com o qual se depara.
A educação, os valores, o espírito crítico não se restringem à sala de aula. A filosofia não se restringe à sala de aula. O seu objeto de estudo é a realidade e portanto, é a toda a realidade que se destina. A utilidade do curso transcende em muito o meio académico.
Quero com isto dizer, que tal como a filosofia nos ensina, não podemos assentir com o rebanho, temos que nos revoltar e ir além das evidências.
A filosofia ensinou-me a não desistir dos meus objetivos, pois quanto mais duros os obstáculos, maior é a intensidade da vitória.
São muitas e óbvias as clarividências sobre a escolha pelas letras ou por áreas como a do ensino. Mas pensemos, no culminar de tanta robótica, de excessos de tecnologia e evolução digital, quando vamos pensar no bem-estar mundial, mental e humano?
Hoje, e sempre, devemos em primeira instância pôr em primeiro lugar os nossos sonhos, independentemente da possibilidade/impossibilidade da sua realização. Quer seja o sermos astronautas, quer seja a ensinar alguém para ser astronauta.

A filosofia e o ensino da filosofia são áreas para alguém que procure enaltecer o seu conhecimento ao mesmo tempo que instigue os outros a conhecerem-se melhor a si próprios e ao mundo que os rodeia. Pese embora o facto de ser uma área com saídas profissionais limitadas, o retorno intelectual e pessoal mune-nos de ferramentas ilimitadas. No fundo, o ensino da filosofia será uma boa área a seguir para aquele que ambiciona conhecer-se melhor a si mesmo e ajudar os outros a conhecerem-se a si próprios.

Resposta do Prof.Pedro Casaleiro

Quem me faz esta pergunta é um jovem que pensa seguir Filosofia. Como qualquer um que o faz, é confrontado com a pergunta: isso dá para quê? As respostas possíveis são poucas, pois aparentemente ninguém anda a contratar filósofos. A resposta mais pronta que alguém sabe dar é: ser professor. É esse um futuro que se pretenda? É importante? Há trabalho?
Quem quer que vá para Filosofia é assombrado por perguntas, e as respostas que tem são poucas, não muito promissoras de um futuro esplendoroso e famoso. Contudo, procurando responder-te, escrevo. Não te consigo dar uma resposta tipicamente analítica e estruturada pelos melhores recursos argumentativos, pela racional lógica dedutiva… Escrevo-te assim:
Imagina que não tens ninguém. Não tens os teus pais, os teus irmãos, as tuas primas, o tio, a madrinha, o avô, até o cão e o gato. Todos desapareceram. Imagina que a eles se seguem os teus amigos, os conhecidos, o padeiro, o homem do café, a mulher do banco e até a polícia sinaleira.
Imagina que estás a atravessar um país que não conheces. Vais a pé e sem mapa. Neste momento não sabes de onde vieste ou para onde vais. Ninguém fala a mesma língua que tu. Imagina que nem as placas no caminho consegues ler.
Imagina que entras numa biblioteca. Uma grande biblioteca na qual nunca tinhas entrado antes. Uma biblioteca que contém todos os livros do mundo. Uma biblioteca para a qual seria preciso utilizar mais de uma vida para ler tudo o que te está disponível.
Agora imagina isto tudo ao mesmo tempo. Estás sozinho e não sabes onde. Tens todo o conhecimento à tua disposição e não tens tempo.
Acredito que é assim que nos sentimos durante toda a nossa vida. Perdidos. Com tantos sinais mas sem saber ler. Sem conseguir pedir direções porque não sabemos para onde vamos. Sozinhos e sem tempo. Sem saber o que fazer com o que sabemos. Sem saber se já sabemos o suficiente. Sem saber se o que sabemos é verdade ou se encontraremos outro livro que venha provar que o último que lemos estava errado.
Seguir Filosofia não muda nada disto... Seguir ensino não muda nada disto... Ninguém consegue dizer um segredo que não conhece, ninguém pode dizer para onde levam os caminhos que entram em terras desconhecidas e, sublinho, ninguém alguma vez leu todos os livros desta biblioteca
No entanto, SIM, vale a pena, SIM, é bom, SIM, vai, SIM, segue em frente. Não há melhor companhia do que alguém que partilha a sua solidão connosco e quando estamos perdidos juntos podemos aproveitar a paisagem. Mas não há nada melhor quando, mesmo não tendo tempo, somos livres de saber e mostrar o que sabemos, e é isto que a Escola deve ser.
A única maneira de crescer é ser-se quem se é. As pessoas tendem a esquecer isto e, por isso, lá aparecem os filósofos, tais parteiros com mais de dois mil anos. Os professores procuram fazer o mesmo. Filosofia e ensino andam de mãos dadas.
Sabias que te podes dar à luz? Sabias que podes ser quem és? Sabias que não és o único à procura de respostas? Sabias que há mais perguntas para além de: quando e quanto é que me pagam?


Resposta da prof.Vanessa Silva

A Filosofia, em especial o professor de Filosofia, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite que o aluno experimente um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta as suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
No caso da Filosofia, esta permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal.
O ensino secundário é geralmente considerado pelos professores como uma fase de consolidação da personalidade e dos desejos do aluno enquanto jovem. Aqui, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração para esta consolidação.
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina. É necessário que os professores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como apenas a soma de mais uma disciplina. O ideal é um professor responsável por aplicar tal disciplina, tendo em mente o quão necessário é fazer com que os seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos.
Aos professores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe uma ordem pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favoreçam a formação dos discentes capazes de desenvolver o seu próprio pensamento crítico, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir ao longo da vida.
A Filosofia é fundamental na vida de todos os seres humanos, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento, do mundo e do homem.
Por isso é que ser professor de Filosofia não é uma mera profissão, é uma missão.



E tu, vais seguir o teu caminho?



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