Hoje ir-se-á expor (mais) um método lúdico-didático acerca da proposta falsificacionista de Karl Popper que se subjuga ao ponto «2.2. Ciência
e construção - validade e verificabilidade das hipóteses» do Programa Nacional de Filosofia, no que respeita ao 11º ano de escolaridade,
Tal jogo pode ser feito em sala de aula após a lecionação dos conteúdos programáticos que visam colocar o aluno em contacto com a linguagem própria do autor. O jogo consiste no seguinte: é dado a cada aluno um conjunto de cartões, oito no total. Cada cartão está dividido ao meio, sendo que de um lado se encontra um conceito e do lado oposto a sua definição. O objetivo é que cada aluno consiga criar uma sequência lógica, de acordo com o método falsificacionista proposto por Karl Popper. No fundo, os alunos brincam ao dominó enquanto aplicam na prática o que aprenderam acerca deste filósofo! Os cartões são os seguintes:
Para além dos discentes terem que construir de um modo coerente um dominó com os conceitos popperianos abordados, tais conceitos também podem ser replicados num esquema dado em branco numa ficha de trabalho, onde os alunos apontam a sua sequência. No momento de correção em grupo, os alunos são convidados a partilhar as suas respostas quanto à ordem/esquema e, argumentando, serão, consciente ou inconscientemente, levados a reproduzir a teoria de Popper!
Esta atividade é também um tipo de aprendizagem por reestruturação, uma vez que se organizam os diferentes momentos do método científico, hierarquizando os conceitos e esquematizando-os. Este exercício pode também servir como recapitulação final dos conteúdos, no término da sessão, dado o seu teor imbuído na perguntabilidade que advém da compreensão de cada conceito.
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