terça-feira, 14 de março de 2017

Um primeiro passo na Filosofia através do Crash Course

Um esforço, entre muitos, a que este blog se responsabiliza é ajudar os estudantes e os Professores a encontrarem um conjunto de recursos que os possa ajudar ao longo da formação. Assim, indo ao encontro dos alunos do Secundário, que são introduzidos na prática filosófica, deixo aqui uma referência de uma atividade para o seu enriquecimento extra curricular. Não, não é um T.P.C.! Indo ao encontro dos Professores, esta sugestão é acerca de uma fonte de inspiração que procura métodos didáticos 'frescos' para assuntos tão velhos como a Filosofia. Não, não é um manual!

Uma série de vídeos no YouTube intitulada Crash Course Philosophy, procura, de forma concisa, sistemática, coesa e divertida, ser um curso de Filosofia. Em 46 episódios juntamo-nos a um anfitrião que nos procura entreter enquanto vira o nosso mundo de pernas para o ar. Cada episódio tem a duração média de 9min e a possibilidade de colocar legendas em português. Encontra-se aqui a playlist.

Como disse, aos alunos, isto serve para quem se inicia na Filosofia. Isto porque, na Filosofia o primeiro passo é o mais importante. Este passo é quando distinguimos o que é a Filosofia. A pergunta sobre o significado da Filosofia é já em si uma pergunta filosófica e a resposta que damos coloca-nos logo num posicionamento filosófico. Para esclarecer o posicionamento dos autores desta série, diga-se levemente que a Filosofia para eles é, em grande parte, discussão. Uma discussão que deve ser orientada pelas ferramentas que o estudo da lógica e da argumentação providenciam.

Não é fácil começar a estudar Filosofia e é uma grande responsabilidade iniciar alguém na Filosofia. Para facilitar esta mediação há vários dispositivos dos quais o Professor se pode munir mas que também se podem tornar úteis ao aluno. A sugestão que aqui deixo deverá servir este propósito. A série tem um genérico próprio que acompanha o início de cada episódio. Antes de cada genérico há uma apresentação do que será este episódio. O primeiro episódio merece uma apresentação especial, isto porque - repito -, o primeiro passo em Filosofia é o mais importante. Deixo de seguida uma tradução livre dessa primeira apresentação. Espero que este textinho aguce a vossa curiosidade, e que vos faça ir dar uma espreitadela nesta série e em iniciar a vossa formação Filosófica.

«Tu e eu vamos embarcar numa viagem. Uma viagem de inquérito do mundo inteiro. Do teu mundo! Num esforço para descobrir o que lhe dá significado, o que o torna belo, de onde vêm os seus males e, no fim, qual é a natureza própria da realidade em si mesma. Ao longo do caminho nós vamos questionar todos os apetos da tua vida pessoal.
Porque fazes o que fazes?

Porque pensas o que pensas?
Porque sentes o que sentes?

Agora, poderás dizer que já aprendemos todas estas coisas. Como, por exemplo, em psicologia, em biologia e em anatomia e fisiologia. É verdade, os cientistas podem-nos ajudar a compreender os nossos pensamentos, sentimentos e ações. Mas nesta viagem em particular nós vamos explorar aspetos da condição humana que não podem ser explicados apenas por hormonas, neurotransmissores, por experiências pessoais ou condições hereditárias. Até porque, todos esses químicos e experiências que fazem quem nós somos conseguem levantar tantas questões quantas respostas dão. Por exemplo, se todas as minhas decisões são o resultado de como fui educado e que químicos têm andado a percorrer o meu cérebro, serão na verdade as minhas escolhas livres? Então, se eu não sou verdadeiramente livre para fazer as minhas escolhas, ou escolher as minhas próprias ações, como posso ser tomado responsável por elas? Sim, vai ser este tipo de viagem...
Em vez de olharmos para o mundo e descrevermos o que vemos, nós vamos julgá-lo. Nós não iremos tomar nada como dado, iremos colocar as nossas suposições de lado (ou pelo menos tentar muito para que isso aconteça) e fazer o melhor para ver o mundo como nunca o vimos. E para que conste, também vamos falar do Batman e do Matrix, vamos tentar responder as perguntas sem resposta e pensar em paradoxos que atormentam génios há milhares de anos. Vai ser difícil e iluminador, frustrante e, se eu fizer o meu papel corretamente, ficará contigo muito depois de os nossos caminhos se separarem. Isto tudo, porque nós vamos fazer Filosofia!»


O primeiro passo em Filosofia é aquele que nunca se esquece, é o lançar-se num abismo que se rasga no nosso ser. Isto, porque se faz a pergunta: quem sou eu? 
Neste primeiro passo também reside o saber que a resposta à pergunta será sempre insuficiente, por isso a pergunta voltará. O primeiro passo na Filosofia torna-se um primeiro passo a primeiros passos, o encontrar respostas a perguntas que voltam. Nestas perguntas de respostas insuficientes há discussão, por isso há em nós a necessidade de comunicar, de participar na discussão. A argumentação e a lógica são as ferramentas que os filósofos tendem a querer usar para a construção de um consenso em qualquer discussão. Mas, para todos os que iniciam alguém na Filosofia, nunca nos podemos esquecer que a nossa tarefa, como a de Crash Course, só se faz na medida em que o mundo sobre inquérito seja o do inquiridor. 
“Se há alguma coisa para discutir é o meu mundo!”, terá de pensar quem dá os primeiros passos na Filosofia.


Pedro Casaleiro
(Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)

Sem comentários:

Enviar um comentário