Já há algum tempo que almejava ter a oportunidade de falar sobre a identidade com os nossos pequenotes e a oportunidade surgiu! No dia 18 de novembro de 2016, uma turma do 3º ano que já tem sido habituada a sessões esporádicas de Filosofia, reuniu-se novamente de forma circular e sem mesas para, com o auxílio da caixa mágica das perguntas, falar sobre "quem sou eu?" e as respostas não podiam ter sido melhores! Mas como a sessão, coincidentemente, calhou na semana em que se comemorava o Dia Mundial da Filosofia, a professora titular fez questão de apresentar, durante tal dia, vários documentos, imagens e vídeos sobre o início da Filosofia, o que fez a delícia das crianças (quem disse que a Filosofia era chata? Pelos vistos não foram as crianças, certamente!).
Durante a sessão, ainda deu tempo para vermos um vídeo da Rua Sésamo (sim, claro que cantámos) e brincarmos ao jogo "de que é que o ser humano precisa para viver?", pondo os nossos meninos a pensar e a fazer escolhas. O telemóvel, os brinquedos e o facebook geraram polémica, mas para uma das turmas, o consenso excluiu-os das coisas realmente necessárias para a vida humana!
Deixo-vos aqui alguns dos resultados:
T. - "Ser pessoa é diferente. É pensar nas outras pessoas".
M. - "Ser pessoa é: ser amiga, simpática, ter amor, felicidade, carinho, amigos..."
B. - "Ser pessoa é diferente de não ser nada porque fazem coisas que o nada não consegue".
H. - "Ser pessoa é ter um gosto diferente dos outros".
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