terça-feira, 19 de julho de 2011

Filosofia rara

A filosofia ocupa o seu tempo a tentar encontrar respostas que saciem ou pelo menos tentem saciar a sede da inquietude humana. Somos seres racionais que coloca um 'porquê' em tudo o que o rodeia, - e ainda bem que assim o é, pois caso contrário não aproveitaríamos metade do que a vida nos dá - e que vai à raíz dos problemas. Assim, a filosofia surge como uma tentativa de encontrar respostas profundas que a ciência não consegue dar. Por exemplo, quando alguém morre as pessoas costumam perguntar "Por que é que ele morreu?" , ao que alguém responde: "Morreu de acidente de viação...", mas esta resposta parece não nos confortar, parece não chegar e é aqui que a filosofia entra, "Mas porquê ele?", a filosofia tentar encontrar respstas que nos satisfaçam. Os problemas que a filosofia trata são aqueles que nos marcam nos piores e melhores momentos da nossa vida. Nós somos seres que só nos sentimos bem/descansados quando nos dão respstas e para isso precisamos da filosofia: para questionar e responder. Para que serve a filosofia? Para partilhar com aqueles que se cruzam com os mesmos problemas que nos cruzamos, para partilhar com eles as respostas que encontramos às perguntas relacionadas com a nossa existência. No entanto, é preciso referir que a filosofia é o espaço do conhecimento, é um espaço onde a verdade é a juíza e a opinião é reclusa. A filosofia transforma as pessoas e já me começou a transformar desde o primeiro contacto que tive com ela, começou a mudar-me e a fazer com que eu me preocupasse com o sentido das minhas acções, com a minha existência e com a minha maneira de ver a vida. A filosofia é o saber mais estranho, mais místico mas mais belo: "Num mundo onde toda a gente quer vivacidade, nós queremos calma, onde toda a gente quer sms nós queremos livros de mil páginas...". Nós apenas queremos o conhecimento, conhecer onde vivemos, porque vivemos e como vivemos, para, assim, conhecermos o íntimo e os segredos da vida e sentirmos e aproveitarmos o dobro doq ue ela nos dá!

Sem comentários:

Enviar um comentário