sábado, 13 de março de 2010

Para que serve a filosofia?


"A arte e a filosofia pertencem a campos muito próximos, visto que o objecto de arte parece dirigir-se cada vez mais ao intelecto e ao mundo conceitual do pensamento filosófico." André Luiz Visinoni, adaptado


Muitas pessoas, talvez mais do que a maioria, perguntam frequentemente "Para que serve a filosofia?" Hoje resolvi mostrar um dos muitos e possíveis campos onde a filosofia se enquadra, se torna útil e necessária.

A filosofia é necessária na ética e na arte. Por exemplo, quando olhamos para um quadro, abstraímo-nos de tudo, conhecemos o objecto e a partir daí é que imaginamos uma possível história para aquela pintura: se for um bebé a rir teremos a sensação que está feliz; se for um desenho confuso com muitos pormenores, diremos que o pintor retratou o problema da existência da realidade; etc. Em todos estes casos em que nos confrontamos com um objecto e pensamos nele, a filosofia está presente. É ela que nos torna capazes de questionar o mundo e os objectos e que nos torna dignos de viver, porque só quando nos apercebemos da existência da vida é que começamos a viver. A filosofia torna-nos capazes de encontrar perguntas que até aí não existiam e ir em busca das respostas que nos trarão outro sentido para a realidade.

Depois disto, ainda acham que a filosofia não serve para nada? A arte é apenas uma das muitas e infinitas aplicações da filosofia: a arte de pensar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Claro que não serve para nada!
    Para quê Reflectir!?
    Para quê Saber!?
    Para quê Questionar!?
    Para quê Escutar!?
    Para quê sermos "Civilizados"!?
    Para quê Criar!?
    Acho que devíamos voltar ao tempo das cavernas!

    ...(NOT) xD

    ResponderEliminar