quarta-feira, 17 de março de 2010

Passado, presente e futuro

Muitas vezes damos por nós a pensar no passado. Se analisarmos com mais rigor e pormenor talvez cheguemos à conclusão de que pensamos muito mais no passado do que no presente, no que estamos a viver neste momento, a fazer agora e a sentir neste preciso segundo. Mas se passamos mais tempo a relembrar o que se fez no passado ou a ponderar o que vamos fazer no futuro, será que vivemos em dois mundos?
Algumas pessoas acreditam que a vida é cíclica e que vimos à terra várias vezes; outras, pelo contrário, acreditam que só passamos uma vez por cá e que a vida é infinita. Há várias teorias quanto à vida mas nenhuma delas pode ser demonstrada e indubitável. Há também uma tese que defende que vivemos numa prisão livre, ou seja, que vivemos numa prisão, na medida em que não pdemos fazer tudo o que nos apetece porque há leis e vivemos em sociedade, e livre porque sempre temos opções de escolha na nossa vida, podendo interferir no rumo que queremos tomar. Se essa prisão livre que é a nossa vida é mesmo vivida apenas uma vez, como alguns defendem, então por que razão passamos mais de metade dela a lembrarmo-nos do passado e não conseguimos dar importância ao presente sem nos recordarmos do que já foi vivido?

Será que a vida é vivida em função do ontem e que a frase "o hoje é o ontem do amanhã" não se adequa à realidade, mas sim a frase "o hoje é o amanhã do ontem" é a mais correcta na medida em que é o passado que controla a nossa vida?

Sem comentários:

Enviar um comentário