quinta-feira, 15 de março de 2018

O que é a arte? E a beleza? Filosofia para Crianças

Hoje a Filosofia voltou à Escola do 1º ciclo de Arganil!
O tema foi a arte e a beleza e, como podem imaginar, o tempo foi pouco para tanto que havia para dizer. 
Começámos por analisar algumas obras de arte, como quadros, esculturas e até mesmo danças, questionando o que é que caracteriza uma obra de arte, o que faz com que uma obra seja considerada arte, se só é arte porque está num museu, se toda a arte é bonita e se a arte tinha alguma função

As respostas variaram...
Entre os adeptos da teoria de que todos somos artistas e de que todas as criações humanas são arte porque se trata de imaginar algo que não existe e conseguir executá-lo (e nisto se enquadra tudo o que possam imaginar, mesmo as máquinas concebidas pelos engenheiros e que de tão mecânicas que são, não devem nada à beleza!), tivemos argumentos que defendiam que a obra de arte é algo de belo porque é diferente do que já existe. Quando confrontados como obras de arte como o "urinol" de Marcel Duchamp ou as obras da artista portuguesa Joana Vasconcelos, as nossas crianças afirmaram que a obra de arte tem sempre uma função: a de servir a beleza e mesmo as obras de arte que nos espantam pela negativa e que nos assustam, têm algo de belo na sua provocação. Assim, mesmo o "urinol" ganhou um novo sentido quando pensado pelo artista para aquele meio. É claro que nem todos concordaram, e ergueram-se desde logo vozes que contestaram e afirmaram que a arte só é arte quando se cria algo de novo e se Marcel Duchamp não criou o urinol e só o transportou até ao museu, então aquilo não é uma obra de arte. O mesmo caso para as obras de Joana Vasconcelos, pois se a artista apenas imaginou e não "pôs mãos à obra", então não é artista. Ergueu-se logo um dedo que pediu permissão e acrescentou "não acho que seja assim, pois para mim, tanto é artista quem tem o poder de imaginar como quem consegue criar".

Após algumas discussões, todos concordaram que não conseguiam viver num mundo sem beleza, onde não houvesse uma coisa que fosse bela. A natureza, os animais, as pessoas, a personalidade de cada pessoa, os objetos, se tudo isto fosse feio, era impossível viver! Por isso, as nossas crianças terminaram a sessão concluindo que a arte é importante para a nossa vida e que se pensarmos bem, apercebemo-nos que a beleza é também imprescindível para a nossa vida.










Sem comentários:

Enviar um comentário