quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O estudo da filosofia

Será que o estudo das letras/filosofia responde às nossas perguntas? Em que é que as Letras podem contribuir para a nossa formação enquanto seres humanos inquietos e curiosos? Para isso deixo aqui um contributo de Descartes, acerca desta questão...
"Desde a infância fui alimentado nas letras e tinha um extremo desejo de as aprender porque me persuadiram de, por meio delas, poder adquirir um conhecimento claro e seguro de tudo o que é útil à minha vida. Mal terminei, porém, todo este curso de estudos, no termo do qual se costuma ser acolhido na classe dos doutos, mudei inteiramente de opinião. De tantas dúvidas e erros me via embaraçado que me parecia não haver tirado outro proveito do procurar instruir-me senão o de ter descoberto mais e mais a minha ignorância. (...)" Descartes, Discurso do Método, 1ª parte

Sem comentários:

Enviar um comentário