terça-feira, 26 de março de 2019

Ética utilitarista e ética deontológica

O tema da ação humana foi debatido no Colégio João de Barros, Pombal, com a turma de Filosofia do 10º ano. Os alunos foram convidados a pensar o que seria que Kant e Stuart Mill responderiam à professora Inês de Castro perante os dois casos práticos (fictícios) que esta lhes apresentou. 

1º caso prático:
Num passeio em plena tarde do dia 31 de dezembro, Inês encontra uma carteira no parque de estacionamento adjacente ao recinto do evento "Óbidos - vila natal". Perante a descoberta, Inês pede ao seu namorado que veja se a carteira contém documentos de identificação. Os dois descobrem 3 cartões de cidadão (uma mulher e duas crianças) e dinheiro, aliás, muito dinheiro! 
Não contentes em deixar a carteira no mesmo sítio, os dois guardam-na e tentam descobrir a mulher cujo cartão de cidadão apresenta. Inês vai às redes sociais e tenta, pelo nome, encontrar a mulher, identificá-la e envia mensagem tanto a ela como ao marido e familiares próximos (o que se descobre nas redes sociais!). Sem obter resposta, os dois vão aos intercomunicadores do evento e pedem que a senhora XXX se dirija à entrada, contudo, ela não aparece. Será que já não estará lá? Não desistindo de procurar, finalmente encontram os donos da carteira e entregam tudo, sem exceção aos mesmos, desejando-lhes um bom ano novo e recebendo sorrisos e agradecimentos.

2º caso prático:
Inês e 4 amigas vão numa viagem turística a Roma. Entre os passeios, decidem parar num quiosque para comprar algumas lembranças... Eis que, em cima do balcão do quiosque uma das amigas apercebe-se que estão caídas várias notas e chama a atenção das restantes. Perante a descoberta as amigas tentam perceber se o dinheiro pertence a alguém mas rapidamente entendem que seria de algum turista que havia deixado cair o dinheiro ao comprar as suas lembranças! Subitamente, uma das amigas decide guardar as notas e dividir o dinheiro pelas 5 para assim aproveitarem ainda mais a sua girls trip!

Desafio:
Se Kant e Stuart Mill tivessem que responder a estes casos práticos, o que diriam? Imagina que és Kant e Stuart Mill e escreve uma carta à Inês.

Deixo aqui algumas cartas criativas e ousadas:







E tu?
Concordas com os alunos do Colégio João de Barros? Envia-nos as tuas respostas ou dúvidas nos comentários abaixo.

Obrigada pela colaboração a todos os interessados, participativos e talentosos alunos do Colégio João de Barros e um agradecimento especial à professora Vanessa Silva pelo convite.


1 comentário: