terça-feira, 15 de março de 2016

O que é a liberdade?

A primeira sessão de Filosofia para Crianças aconteceu hoje, dia 15 de março de 2016, às crianças do 2º e 3º ano sobre o tema da liberdade. Afinal, somos livres? O que é a liberdade? Os adultos podem decidir tudo por mim? Posso fazer tudo o que quero? 
As crianças ficaram muito intrigadas com a sessão de Filosofia. Foi a primeira vez que tiveram contacto com a disciplina e no fim pediram à professora titular para fazer mais "aulas especiais de Filosofia". Dançámos, perguntámos, conversámos, debatemos e, no fim, a avaliação foi positiva e a resposta foi consensual - todos gostaram de fazer perguntas, de responder a perguntas, de aprender mais e de escrever! 
Mais uma prova de que a Filosofia faz falta no ensino primário, base da educação dos jovens que um dia entram nas turmas dos professores de secundário e não conseguem escrever mais do que três parágrafos, mais de duas frases sem erros, não conseguem expressar oralmente o que pensam nem avaliar criticamente os temas que entram, todos os dias, nas suas vidas. 
Precisamos de Filosofia. As nossas crianças pedem-no!







Sem comentários:

Enviar um comentário