segunda-feira, 30 de abril de 2012

Diálogo argumentativo

Num diálogo argumentativo, onde tentamos persuadir o outro acerca dos nossos argumentos temos que ter em conta os seguintes aspectos:
- Devemos primeiramente, definir o tema a tratar e a agenda, ou seja, os pontos que irão ser discutidos devem ficar claros para que não hajam desvios de assunto.
- Os participantes devem fazer um esforço para compreender a argumentação do outro e deixar que a outra parte responda a questões e tenha oportunidade de opinar e defender a sua tese.
- Uma boa estratégia argumentativa é pegar na premissa do outro e refutá-la e quando o outro tenta refutar a nossa tese, devemos refutar o seu argumento.
- Quando alguém usar a falácia do apelo à autoridade para justificar algo devemos sempre pedir provas, ou seja, de onde é que a pessoa retirou essa informação.
- O participante não deve forçar o fim do diálogo antes que este seja correctamente encerado, ou seja, o diálogo tem que ser encerrado por mútuo acordo ou quando uma das partes consegue provar a sua tese, através dos argumentos que explorou.

7 comentários:

  1. fica ainda tanto por dizer

    ResponderEliminar
  2. Seguramente que isto é apenas uma mera introdução!

    ResponderEliminar
  3. valeu por me ajudar :) adoro essa página :3

    ResponderEliminar
  4. adorei essa página também
    :)

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada. Esta página não vive sem vocês.
    Fiquem atentos que ainda esta semana serão publicados mais dois posts !!! :)

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar