segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A amizade


A filosofia não dá tréguas, ela está em toda a parte e por todo o lado. Onde menos esperamos ela está lá, ao nosso lado, a fazer perguntas e à espera de respostas que se concentrem na verdade. No entanto, só as perguntas mais sérias e complexas ligadas com o ser, por exemplo, é que a filosofia se debruça. Não basta perguntarmos 'o que vamos vestir hoje' que já estamos a filosofar! Há que ir à raiz do problema, e se quisermos filosofar nesse campo então diríamos 'por que razão eu sou assim?'. Quantas e quantas vezes nos surge esta questão e até tentamos responder mas eis que nunca encontramos respostas suficientemente boas que nos deixem descansar com a resposta encontrada. E isto deve-se a quê? Ao ser humano ser insaciável, não descansa com perguntas, ele só descansa quando encontra respostas! É aí que a filosofia entra!
Á uns dias dei por mim a passar as maiores e melhores semanas da minha vida, e perguntava 'mas por que razão me sinto assim tão feliz?', as repostas que me eram oferecidas não me satisfaziam, pois as pessoas com quem eu estava não me conheciam assim à tanto tempo, (mais uma razão para me perguntar 'por que é que me sinto assim tão feliz quando estou com estas pessoas?'), e eis que surge uma pergunta diferente para responder à questão anterior: 'elas não te conhecem à muito tempo mas conhecem-te o suficiente para te fazerem feliz. Será a definição de amizade uma definição baseada no tempo em que se conhece o amigo ou na intensidade com que se conhece?'. Ora, sem hesitar, meditei sobre o assunto, e cheguei à conclusão que a amizade não é só um sentimento que se usufrui quando estamos perto de alguém que conhecemos à anos, mas sim é um sentimento que se vai descobrindo ao longo da vida e que muito poucas pessoas têm a oportunidade de o experimentar. A amizade é sem dúvida um sentimento único, que quando o sentimos estamos inundados de energias positivas e quando vamos embora de ao pé deles dá-nos um aperto enorme e pedimos para voltar para lá! A amizade é muito mais do que não abandonar, é a partilha, é o respeito, é o sorriso e é a devoção... a paixão pelo mesmo move tudo e todos por um só objectivo!
Vamos lá filosofar sobre a amizade, desta vez sobre uma perspectiva mais delicada e carregada de emoção.
Descobri o que é a amizade!

2 comentários:

  1. Acredito! Vê-se na forma como escreves, na forma como falas, na forma dos teus gestos que nessas semanas achaste Pessoas por quem vale a pena lutar e não só, achaste Pessoas que te fazem acreditar que podes lutar por aquilo que queres! Será que se pode chamar a isso Amizade!? Eu acho que sim!

    ResponderEliminar